Conheça os 9 Certos da Enfermagem

Veja Nossas Dicas.

Os 9 certos da enfermagem são eles:

1º Paciente certo: Pergunte o nome completo e data de nascimento, cheque a pulseira de identificação, o nome do mesmo no leito e verifique também se o nome do paciente é o mesmo que se encontra no prontuário e na prescrição médica e atente-se para evitar que dois pacientes com o mesmo nome sejam acolhidos no mesmo quarto. Mesmo no mesmo andar, muitos erros já acontece. Agora imagine no mesmo quarto.

2º Medicamento certo: Antes de administrar o medicamento, verifique se o mesmo condiz com a prescrição médica e pergunte ao paciente se ele tem histórico de alergia ao medicamento ou aos componentes da fórmula. Se o paciente tiver histórico de alergia ao medicamento, estes dados deverão ser relatados no prontuário e na pulseira de identificação.

3º Forma Certa: Verificar se a forma farmacêutica é compatível com a via de administração prescrita pelo médico deve ser uma medida de rotina a ser realizada nos serviços de saúde.

4º Via certa: Lembre-se que cada via de administração de medicamentos tem uma velocidade de absorção e efeitos de metabolismo diferentes, com efeitos mais rápidos ou menos rápidos e a longo ou curto prazo.

5º Hora certa: Os medicamentos deverão ser administrados no momento certo. Isso irá garantir a biodisponibilidade e o efeito farmacológico no organismo do paciente.

6º Dose certa: No momento do preparo do medicamento, é muito importante conferir a dose a ser administrada. Em caso de duvida o farmacêutico devera ser consultado.

7º Orientação Correta: É importante orientar o paciente, em voz alta, sobre a técnica de administração da medicação, mecanismo de ação e possíveis efeitos adversos. Todo paciente tem direito de esclarecimentos sobre o tratamento.

8º Registro Correto: O registro de todos os eventos que aconteceram com o paciente incluindo a administração de medicação devem ser registrados no prontuário do mesmo.

9º Resposta Certa: Após a administração do medicamento. Se não promoveu o efeito desejado, anotar no prontuário para avaliação médica.

 

Clique aqui para ver nosso instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *