Banho Em Pessoas Com Alzheimer

Dicas Para o Banho Na Pessoa Com Alzheimer

Conforme a Doença de Alzheimer vai evoluindo, começam a surgir muitos desvios de comportamento. Pessoas antes pacíficas tornam-se agressivas. Pessoas vaidosas passam a não querer tomar banho nem trocar de roupa. Neste momento, a higiene começa a preocupar.

Não querem tomar banho e relutam com relação a esse fato. Muitos brigam e não aceitam o banho. Mas se depois de 20 a 30 minutos, o cuidador sugerir novamente que tome um banho, o paciente poderá aceitar sem resistência. Não se deve forçar ou obrigar a pessoa com Alzheimer no momento em que diz não ao banho. Isso só provocará irritação, nervosismo e agressão verbal. Portanto, nossa sugestão é oferecer o banho a cada meia hora. Na maior parte das vezes, ficar um dia sem tomar banho não será prejudicial.

Também há muitos casos de pessoas que tomam banho espontaneamente mas não se lavam como deveriam e precisam ser ajudados. Frequentemente, querem colocar a mesma roupa que estavam antes do banho. Ou então, às vezes, não escolhem as roupas que vão colocar após o banho e ficam confusos. Perdem a noção de frio e calor. Às vezes, colocando roupas muito leves no frio ou muito quentes no calor. Pode chegar uma fase em que não conseguem vestir as roupas na ordem correta. Podendo, por exemplo, vestir a cueca depois da calça. A partir de um certo momento, as roupas devem ser escolhidas pelo cuidador que também precisará ajuda-los a se vestir.

Veja nossas 5 dicas para dar banho em uma pessoa com Alzheimer:

  1. Torne o banho para o idoso em um momento divertido;
  2. Verifique se o banheiro está seguro e confortável;
  3. Se o idoso estiver com medo da água, opte por banhos sem a utilização de chuveiro;
  4. Oriente a pessoa idosa sobre o passo a passo do banho para não surpreendê-la;
  5. Utilize shampoo seco para diminuir a frequência de lavagem do cabelo.

 

Consulte seu médico!

Clique aqui para ver nossos produtos destinados ao banho e as pessoas com alzheimer.

Clique aqui para ver nosso instagram.

Fonte: Prime Senior e Idosos.com.br

Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *